A falta de união vem trazendo graves prejuízos ao trabalhador

A falta de união vem trazendo graves prejuízos ao trabalhador

A falta de união vem trazendo graves prejuízos ao trabalhador

A união dos trabalhadores é fundamental para preservar e conquistar direitos trabalhistas, pois representa uma força coletiva capaz de fazer frente às pressões de empregadores e governos que muitas vezes buscam reduzir garantias e benefícios conquistados historicamente. Quando os trabalhadores se organizam através de sindicatos, associações ou movimentos coletivos, eles conseguem ampliar sua capacidade de negociação, realizar mobilizações, greves e pressionar por melhores condições de trabalho, remuneração justa e respeito aos direitos fundamentais.

Essa união permite que os trabalhadores se protejam contra retrocessos em áreas como jornada de trabalho, segurança no ambiente laboral, remuneração adequada e proteção contra demissões arbitrárias. A força coletiva possibilita o enfrentamento de propostas legislativas que possam precarizar as relações trabalhistas, além de permitir que categorias profissionais específicas defendam suas particularidades e necessidades. Quando desarticulados e individualizados, os trabalhadores tornam-se mais vulneráveis às estratégias de redução de direitos, enquanto unidos podem construir resistência e promover avanços significativos nas conquistas sociais e trabalhistas.

Estamos assistindo nos últimos anos o afastamento dos trabalhadores e seus respectivos sindicatos. Não conseguimos mais eleger representantes que comungam do interesse de ajudar a classe trabalhadora. Tudo isso faz com que cada vez mais direitos sejam tirados.

A aposentadoria está cada vez mais distante e tantos outros direitos sucumbem dia após dia. Sem união, continuaremos entregando décadas de lutas trabalhistas para as mãos de poucos afortunados que voltam a querer escravisar o trabalhador.